top of page

 IMAGENS QUE ESCAPAM

2023

 

 VÍDEOINSTALAÇÃO

 VÍDEOS


AÇÃO EDUCATIVA

PRESS CLIPPING


Um certo raio de luz
2023
vídeo c/som: 1' looping
livro referência: Charles Bunn/ Cristais: seu papel na natureza e na ciência

Parte da videoinstalação Imagens que escapam, com 20 vídeos ambientados na biblioteca do Sesc Nova Iguaçu (RJ), em exposição de 30 de setembro a 26 de novembro de 2023.

Imagens que escapam

Em toda biblioteca há imagens prontas para sair por aí. Trêmulas, insones, muito ansiosas, tramam dar um perdido nas entrelinhas, lombadas e prateleiras e, no silêncio necessário para o local e a ocasião, tomar posse dos corpos de leitoras e leitores. E aqui, nesta exata biblioteca, encontram outro gênero de imagem, aquela que há tempos é nossa parceira em quase tudo o que fazemos no dia a dia, da receita de bolo ao meme, passando por mensagens de amor e sequências grandiloquentes do cinema: a imagem em movimento.

Imagens que escapam é o resultado do encontro das imagens fugitivas de Murilo Mendes, Manuel Bandeira, Lima Barreto, Manoel de Barros, Sigmund Freud, Herman Melville, Paulo Leminski, José Saramago, Sergio Vaz, Fernando Pessoa, Paul Éluard, Caetano Veloso e Sherazade com aquelas produzidas pelos artistas Alexandre Brasil, Ana Alvarenga, Carlos Fernando Macedo e Martha Niklaus para a Biblioteca do Sesc Nova Iguaçu.

Novas conexões se formaram aqui: a pipa que acaricia o saco plástico [Cantigas de um passarinho à toa], o reflexo que ignora seu caçador [A fantasma do 5207], o silêncio e a projeção do desejo [Um filme de amor], as lembranças dolorosas que temperam a receita [Doce de abóbora]. Temos também casamentos estranhamente harmônicos: nas cadências imprecisas entre gerações [Navegar é preciso, viver], no “eu” e no “você” que se invertem entre céu e mar [Moby Dick], na desarmonia cognitiva entre robô e menina [Rapunzel] e nos pássaros que se alimentam com suas sombras [Não gosto de palavra acostumada].  

Uma coisa já sabemos: as imagens fogem, mas voltam. Vão para onde bem querem, se visitam, se namoram, brigam, traem, se separam, recomeçam. E aqui, nessa biblioteca, podemos observá-las em toda a sua exuberância. E vice-versa.
 
Analu Cunha, Primavera de 2023
(artista visual, curadora e pesquisadora)

Mais informações sobre o projeto Imagens que escapam no Instagram: @imagensqueescapam   @sescnovaiguacu  e  @alexandre.alex

bottom of page